top of page
Buscar

Aumente a sua produtividade nos estudos com a Técnica Pomodoro

  • Foto do escritor: Daiane Gasparino
    Daiane Gasparino
  • 15 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

É provável que você, aluno dedicado e esforçado do Colégio Dinâmico, já tenha ouvido falar sobre a Técnica Pomodoro, certo? Para os colegas que não fazem ideia do que estamos falando, aí vai uma dica bem legal e interessante para tornar suas horas de estudo mais produtivas.

Pomodoro é uma expressão italiana e significa “tomate”. Você pode estar se perguntando nesse exato momento: “o que o tomate tem a ver com os meus estudos?” Vamos lá! No fim da década de 1980, o italiano Francesco Cirillo criou o método ao usar o seu cronômetro de cozinha, um timer com o formato de um tomate, para dividir melhor o seu tempo de trabalho. A técnica é baseada no conceito de que fluxos de trabalho divididos em partes podem melhorar o funcionamento do cérebro e aumentar o foco do indivíduo. Após muitas especulações, Francesco concluiu que o período de 25 minutos é o tempo ideal para cada fluxo de trabalho, chamando-o de “Pomodoro“.


COMO USAR A TÉCNICA POMODORO AO SEU FAVOR: 1. Faça uma lista com as tarefas que você precisa concluir; 2. Programe um cronômetro para 25 minutos (pode usar o timer da cozinha aí da sua casa, o despertador do seu celular ou baixar um dos aplicativos que vamos falar logo abaixo); 3. Comece uma tarefa da sua lista e trabalhe nela sem parar nos próximos 25 minutos (esqueça Facebook, WhatsApp e todas as outras redes sociais). Mantenha-se focado; 4. Quando o timer tocar, pare o que estiver fazendo por 5 minutos (levante-se da cadeira, se alongue, caminhe até a cozinha e beba um copo de água. Faça coisas que ajudem o seu cérebro relaxar.); 5. Ao concluir a sua tarefa, risque-a da lista; 6. Finalizados os 5 minutos de “descanso”, retome o estudo por mais um Pomodoro (25 minutos); 7. A cada 4 Pomodoros, faça pausas de 30 minutos.

Use a técnica sempre em seus estudos. Faça uma lista com as pendências, pois isso te ajuda a focar melhor no que realmente precisa ser feito. Ah, e anote a quantidade de Pomodoros que você precisou para realizar cada tarefa. Assim, você estima melhor os prazos.


DETALHES IMPORTANTES:  1. A ideia é que o método seja feito sem interrupções MESMO! Você só pode parar o que estiver fazendo se não tiver outra alternativa. Caso se lembre de alguma coisa que precisa ser feita ou tiver alguma ideia no meio do percurso, anote em um papel separado da lista de tarefas, e volte a estudar até terminar os 25 minutos do Pomodoro. Se alguém te chamar, só pare se não tiver outra alternativa. Daí, você deve começar do zero o Pomodoro. Lembre-se: É uma técnica bem rígida que tem o intuito de evitar distrações e forçar o seu cérebro a se concentrar; 2. Caso a atividade mental seja muito minuciosa e cansativa, o descanso de 5 minutos pode ser pouco. Nessa situação, você pode descansar por um período mais longo e retomar o estudo quando estiver mais tranquilo (só não vai descansar durante um dia inteiro também, né?); 3. Pode acontecer de você estar super empolgado com uma determinada matéria, porém o tempo do Pomodoro está acabando. E aí, o que fazer? Simples! Adapte o melhor tempo de acordo com a atividade em execução; 4. Esse método, de apenas 25 minutos, pode não funcionar para atividades que você vai precisar se esforçar mais. Na hora de escrever uma redação, por exemplo, aumente o prazo.


APLICATIVOS:

Se você não quer usar o timer da cozinha da sua casa, nem o despertador do seu celular, existem alguns aplicativos específicos e que podem ser baixados gratuitamente, como o Pomodairo que é exclusivo para Windows e também o Pomodroido, usado em Androids.

Essa técnica é bem interessante e muito usada em grandes escritórios empresariais e por estudantes que se preparam para o Enem e vestibulares, pois ajuda a evitar a procrastinação. Levando-se em conta de que um Pomodoro dura 25 minutos, você consegue fácil segurar a vontade de mexer no celular. Além de que quando estamos focados, 25 minutos passam e nem notamos…

Mas de qualquer jeito, encontre a sua melhor maneira de produzir usando a Técnica Pomodoro

 
 
 

Comments


bottom of page